extra-img

Pintado

Pintado

pintado                                                                             É um peixe considerado nobre no Pantanal, pois sua carne tem poucos espinhos e é muito saborosa. Peixe de couro, famoso em nossos rios, e muitas vezes confundido com o seu primo a cachara. Como todos os outros bagres similares, tem a cabeça achatada que chega a ter uma dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo.
 Tem hábitos noturnos, embora muitas vezes também possa ser capturado durante o dia. A sua coloração é cinza-parda, com pequenas manchas pretas arredondadas ao longo do corpo, que tem a forma cilíndrica. Tem longos barbilhões e o seu ventre tem uma coloração esbranquiçada.
 Peixe de couro, de água doce, pertencente à família dos Pimelodídios, Siluróide ( Pseudoplatystoma coruscan ) sua coloração é cinzenta , com pintas mais escuras pelo corpo todo e seu ventre esbranquiçado. Chega a pesar 105 kg e seu tamanho atinge 2 m de comprimento. Também é conhecido como “surubim-pintado”. É encontrado em todos os grandes rios brasileiros. São pescados durante o ano todo tendo como iscas cascudos, tuviras, piavas ou lambaris, curimbatás, ximburés e muçum. Freqüentando os fundos dos rios e seus poços, alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, vermes, pedaços de peixes, etc. Respeitando os meses do defenso, normalmente de novembro a janeiro, o pintado pode ser pescado durante o ano inteiro. Atinge tamanhos bastante avançados, sendo que alguns autores relatam da existência de exemplares de até 100kg, com um comprimento de 2 metros. Entretanto, os exemplares de maior porte, e que são mais capturados presentemente, encontram-se numa faixa que varia de 10 a 20kg, com um comprimento em torno de 1,20m.

 - Iscas Natural: Pequenos peixes (Lambaris, Piaus, Curimbatás, etc.), minhocuçú, Tuviras, Jeju e Sarapós.

 - Massas:

  Ingredientes:

  Pão torrado em farelo;
  Salsicha moida;
  Ração de coelho.

 Modo de Preparo:

 Coloque tudo em uma vasilha e mexa bem.
 Acrescente água do rio até dar liga e pronto.
 
 Tambem existem relatos de pescadores que tiveram suceço com as iscas:

 Milho verde, salsicha, azeitona, file de coração e figado de boi e figado de falinha.

 

  •  

  •