extra-img

Conscientização

Conscientização

 

Recentemente, estive pescando no rio Sorocaba, mas na cidade de Tatui.

Em algumas horas de pesca, quando já estava escuro, comecei a jogar a isca de fundo, já que onde eu estava, estava vindo muitos bagres.

Isto vai parecer brincadeira, mas não é.lixo no rio

Senti varias boas puxadas, então fisguei e vim trazendo. Achei estranho que estava puxando, mas não estava brigando como deveria. Quando veio para margem que vi o que era nem pude acreditar, era um saco de lixo, desses sacos de lixo preto, com lixos domésticos comuns.

Depois desse evento, parei e fiquei imaginando, quem em sã consciência, tendo uma coleta de lixo regular da prefeitura da cidade, tendo já visto na televisão falar muito sobre esse assunto, ainda jogaria lixo assim?

Muitas pessoas daqui da região com quem converso, me diz que ate pescaria no rio Sorocaba, mas que teria nojo do peixe pelo rio ter sido um rio poluído

Nenhum rio até onde sei é poluído naturalmente, e sim somos nós mesmos que fazemos isso com ele, rio, lago ou qualquer outro senário natural.

Antes de o rio Sorocaba ser despoluído, lembro também de pessoas culpando a prefeitura de Sorocaba pelo rio ser sujo, nessa mesma época eu as vezes atravessava o rio por meio de alguma ponte ou passarela e sempre parava ficar olhando para ele. Muitos dos lixos que eu via flutuando por ele, e as vezes ate hoje ainda vejo, são garrafas descartáveis, entre outros lixos domésticos, que podem ter vindo tanto de uma residência próxima as margens do rio, ou ate mesmo algum pescador descuidado que deixou seu lixo a beira do rio.

Mas infelizmente a população prefere criticar o próximo do que estar procurando se alto analisar e melhorar nas suas atitudes.

Dias atrás fui num pesqueiro com alguns amigos meus e estava comentando sobre eu estar querendo fazer esta matéria Todos gostaram da ideia e elogiaram minha atitude. Enquanto estava-mos lá pescando, consumimos algumas latas de cerveja, e também usamos algumas embalagens plásticas onde estavam nossas iscas. Notei que alguns de meus amigos estavam deixando seus lixos no chão jogado, sendo que a menos de dez metros havia uma lixeira, quando fui critica-los para que viessem estar jogando seus lixos na lixeira, me disseram que alguém provavelmente estava sendo pago lá no pesqueiro para que estivesse limpando nossa sujeira, mas no final eles acabaram cedendo e jogando o lixo no seu devido lugar. Quando estava-mos indo embora, comentamos com o dono do pesqueiro sobre esse assunto de lixo, e ele contou para nós histórias sobre lixo assim. Duas delas me chamaram muito a atenção.

lixo no lagoEm um certo carregamento de peixe comprado por ele, veio um pintado se aproximadamente quinze quilos, que ele vinha a estar investindo em peixes de grande porte ainda na época Alguns meses depois de ter sido jogado no tanque o peixe morreu. O peixe morreu asfixiado por um copo descartável, que provavelmente alguém deixou na beira do tanque, algum peixe entrou no copo e o pintado acabou engolindo tudo. Outra história que me chamou muito a atenção foi, após vários pescadores se queixarem de o tanque estar com lixo no fundo, após alguns dizerem ter fisgado latas no fundo do mesmo, o proprietário resolveu fazer uma limpeza no tanque, onde ele tirou exatamente 133 latas de cerveja vazia entre outras coisas, e envolta de seu tanque havia na época uma lixeira a cada 20 metros de distancia de uma da outra.

 Em resumo desta matéria toda.

 Para quem gosta de pescar, apreciar a natureza, ou simplesmente depende de tudo isso (todos nós), não adianta apenas criticar o próximo por não estar fazendo sua parte. Deve-mos estar nos criticando e conscientizando o próximo para que no futuro, as próximas gerações tenham também onde se divertir. 

 

  •  

  •